04/01/2011

Como aumentar o valor da sua aposentadoria





O quadro  lista possibilidades de erros que podem ter afetado o valor da sua aposentadoria. As possibilidades são várias e podem estar associadas. Os erros são desde um lançamento à menor do funcionário responsável pelo cálculo, até interpretações próprias, em confronto  à lei pelo INSS.






ERRAR É HUMANO!  (Justo comigo?)

Como foi mencionado, existem erros de lançamento principalmente nas aposentadorias mais antigas. Os salários de contribuição eram lançados à mão e transpostos para uma planilha, onde se faziam os cálculos (soma, média, divisões, correções etc).
Agora imagine, os valores dos salários eram enormes (em quantidade de números) ex: 07/93   CZ$ 33.214.333,03 . Caso o funcionário omitisse o número 4 o registro ficaria com CZ$ 3.321.333,03 .
Note que a soma sofrerá significativa alteração e a média salarial será bem inferior.

Outras possibilidades

  • Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que continuaram trabalhando após adquirir o direito de se aposentar e, por isso, deixaram para fazer o pedido meses depois, podem conseguir um reajuste de até 12,86%.

  • Correção monetária dos salários-de-contribuição pela variação do INPC (“Buraco Negro”)

  • Consideração do salário-de-benefício para cálculo de um benefício posterior (ex: auxílio-doença para aposentadoria por ivalidez,  e para aposentadoria por idade)  obs: O INSS deveria proceder novo cálculo para efeito da transformação da aposentadoria, tendo como salário de contribuição o salário de benefício e não a RMI para o cômputo da nova média salarial.

  • Não consideração de vínculos empregatícios. É muito comum e isso implica em redução do seu benefício  seja no coeficiente ou no fator previdenciário.

  • Não consideração das atividades especiais exercídas pelo segurado.
  • Como dá para perceber há muitas revisões que podem ser aplicadas. Foram listadas algumas. As revisões começam no âmbito administrativo (formalizar pedido ao INSS) e dada a negativa  recorremos ao judiciário, cujo tempo pode variar. Mas havendo ganho de causa, você receberá os atrasados com juros e correção monetária. Utilize nossos mecanismos de contato para melhor esclarecimento e possibilidade de revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.