11/04/2011

Cálculo do valor da aposentadoria

É comum ouvir: "Pago por "x" salários"; "Fulano disse para somente aumentar a minha contribuição quando estiver faltando  "X" anos para  aposentar" " Aposentei com 5 salários mínimos e hoje só recebo 2,5"; "Beltrano nunca pagou e está aposentado"; "Não estou pagando, mais para a frente eu vejo isso". Certo ou errado? Para quem está se .....
aposentando devemos observar primeiro qual é o Salário de Benefício, que é diferente da renda mensal inicial que fará jus. Para as aposentadorias por Idade e por tempo de Contribuição o PBC, Período Básico de Cálculo, será todo o período contributivo, Lei 9.876/99 as chamadas regras permanentes, e dele calcula-se a média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos monetariamente. exemplo: contribuiu por 200 meses, serão levados em consideração, após a correção monetária dos salários, os 160 maiores, que serão divididos por 160 obtendo-se  o Salário de benefício. Já para quem está sujeito às regras de transição, Lei anterior a 9.8876/99, o PBC será a partir de 07/1994, ou seja, serão levados em conta os salários de contribuição tomados a partir de Julho de 1994;  os salários vertidos antes de 07/94 não entram no cálculo (só o tempo de serviço) e a partir daí  calcula-se como na regra anterior, ou seja, corrigem-se todos os salários de contribuição, e consideram-se os 80% maiores. Desse modo obtido o Salário de benefício, aplica-se o Fator Previdenciário, que nas aposentadorias por Idade é optativo.
Já a renda mensal é dada levando-se em conta a aplicação de um coeficiente, conforme o tipo de benefício pleiteado.
Convém salientar que não se deve basear em salários  mínimos para questionar uma possível revisão de sua aposentadoria e essa história de aumentar os pagamentos quando estiver para se aposentar também não faz sentido. Quanto estar "por dentro" do cálculo da sua futura aposentadoria faz sentindo, porque como vimos o valor da sua renda sofrerá profundas alterações e é desde  já importante voce se preocupar em complementá-la, garantindo um futuro sem  apertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.