10/05/2011

Revisão do Auxílio-Doença

O Auxílio-Doença pode gerar revisão tanto para quem já se aposentou ou para quem ainda está trabalhando. Para quem ainda está na ativa e esteve afastado no período de 2001 à 2009, provavelmente terá direito a revisão do seu benefício pois o INSS ao calcular o Salário de Benefício não descartou as 20% das menores contribuições do período de cálculo, gerando uma renda inferior à que era devida. Já para os aposentados, além dessas observações, convém salientar que no cálculo da aposentadoria o INSS deveria utilizar o Salário de Benefício (apurado  no Auxílio-Doença) como Salário de Contribuição, o que já dá margem para uma revisão e, se constatado erro no cálculo do Auxílio-Doença, teremos mais uma revisão.


10 comentários:

  1. Dr. Roberto o senhor respondeu a minha pergunta no yahoo, a minha intenção ao fazer aquela pergunta é saber se existe ou não conflito de interesses por parte dos médicos peritos que trabalham no INSS, já que a meu ver o perito pago pela seguradora (no caso INSS) pode ter uma visão imparcial do quadro a ser considerado prejudicando assim o segurado, e o senhor a de convir que já existem muitos casos de pericias indeferidas pelos peritos que se mostraram erradas e que muitas vezes o segurado não tem condições de esperar pela via judicial, tendo que contrair dividas ou ate vender bens para poder garantir sua subsistencia.
    Mesmo assim agradeço sua resposta.
    Alberto junior ajrmontiel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr! Tenho algumas ações de revisão do auxílio doença (80%) mas eu não sei como faz. Poderia me auxiliar? Muito Grato

    ResponderExcluir
  3. de: Roberto(previdência & Finanças)p/ Gustavo

    Entre em contato no meu mail: previdenciaposentadoria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Dr. Roberto gostària de saber se tenho direito auxili-doença junto a Previdencia Social.
    Tenho coxaatrose primaria cid 16.1 a mais de mais de 25anos tenho 40anos de idade.
    Trabalho atualmente em uma empresa,tenho 22anos de contribuição á previdencia social.
    Mesmo trabalhando tenho direito auxilio-doença junto a Previdencia.

    ResponderExcluir
  5. Quando a doença impede do exercício da atividade por mais de 15 dias consecutivos,será devido ao segurado o auxílio-doença; (incapacidade temporária). O segurado empregado será considerado pela empresa como licenciado. Seu rendimento será de 91% do salário de benefício.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Pela primeira vez tive que recorrer ao INSS por estar impossibilitada ao trabalho então requeri o auxílio doença de 24/04/2012 a 08/05/2012, quando fui ver o extrato do pagamento contas 381,00 reais, sendo que o médico deu deferido pelo perído que citei como devo proceder para que ocorra essa correção

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. a revisão vai acontecer de forma automatica para as pessoas que receberam auxilio doença entre 1999 e 2009? ou tem que contar com o auxilio de um advogado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os segurados que têm direito ao reajuste ou a valores atrasados receberão uma carta em suas residências informando a data e o valor a ser pago. O INSS ainda está estudando o prazo para o envio dessas cartas, que ocorrerá provavelmente a partir de janeiro de 2013.
      Acho importante o acompanhamento por um especialista, face ao prazo, cálculo e enquadramento da revisão.

      Excluir

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.