03/04/2012

GPS: Como retificar


 O contribuinte que cometeu algum erro no preenchimento da guia deverá solicitar formulário que está disponível no site da Receita Federal Instrução Normativa RFB Nº 1.265


A retificação deverá ser feita por meio do formulário RetGPS (Pedido de Retificação de GPS). 

GPS pagamento retificarNo caso de retificação envolvendo matrícula no CEI, ou seja, Cadastro Específico do INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social), o pedido de correção deverá ser assinado pelo titular, pessoa física ou jurídica, responsável pela matrícula.
De acordo com as instruções, a retificação deverá ser efetuada na unidade de jurisdição fiscal, sendo esta na matriz da empresa requerente ou do contribuinte pessoa física.
Se a retificação se referir a alteração de dados no campo identificador – Cadastro Nacional Pessoa Jurídica – CNPJ, CEI ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador), envolvendo dois contribuintes, o pedido deverá ser formulado pelo interessado na retificação ou pelo titular do identiifcador, obedecendo às regras descritas na Instrução Normativa.


GPS e contribuições

4 comentários:

  1. Roberto,

    Bom Dia!

    Minha irmã efetuou o pagamento da contribuição INSS, através de GPSs, no últimos 6 meses. Ocorre que, talvez por erro do sistema,( visto que realizou o preecnhimento das guias, no site da Previdência, inclusive tendo digitado seus dados ( NIT) e verificado a atualização de seu endereço), quando da impressão do sistema, verificou-se posteriormente ( depois de pago) que o seu número de identificação, ali postado ,estava incorreto.
    Consultamos o INSS via 135 e fomos informados que somente uma consulta pessoal a um de seus postos poderia nos fornecer informações a este respeito. Apesar disto, como hoje o sistema está muito informatizado, pensamos que poderíamos adiantar algum procedimento, que fosse possível com base em informações que entendemos ser de seu conhecimento, como especialista da Área.

    Sendo assim, gostaríamos de obter alguma orientação neste sentido.

    Atenciosamente
    Obrigada


    Vera Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera Lucia

      Apesar da informatização, a maioria dos procedimentos exige a presença em um posto da previdência. Recomendo que proceda conforme indicado no post ( formulário ). Aproveite e solicite na agência o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) de vínculos e de contribuições; com eles, você poderá conferir se todos os vínculos e/ou contribuições, estão devidamente resgistrados pela previdência. Caso encontre alguma divergência, poderá saná-los com antecedência.

      Excluir
  2. Roberto,

    Boa tarde!

    Perdi meu Guia da Previdência Social, o que fazer para comprovar o pagamento?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite em qualquer APS o CNIS de contribuições; deverá constar o respectivo recolhimento.

      Excluir

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.