30/05/2012

Previdência Pública e Previdência Privada


Pesquisa da OABPrev-RJ constatou que 25,68% dos advogados cariocas não contribuem para a Previdência pública


pesquisa revela, que 87,53% se “preocupam” com a aposentadoria, mas não têm a cultura da previdência complementar, muitas vezes não fazem o recolhimento para o INSS e não disponibilizam recursos periódicos para uma reserva futura.

A pesquisa contou com cerca de 900 advogados entre 22 e 45 anos, 40% estão entre 22 e 30 anos e 35,64% disseram que são muito novos para pensar no assunto.
Sem entrar no mérito da obrigatoriedade das contribuições para o RGPS, a pesquisa reflete a nossa cultura do não planejamento financeiro; enquanto outros países esse tema é essencial para as pessoas, observamos que aqui, a preocupação vem bem mais tarde. É quando, notadamente entre os profissionais liberais, começam a enxergar com outros “olhos” o benefício da aposentadoria no Regime Geral.  Ela já não parece tão ruim, mas como regularizar, conhecer e usufruir do melhor benefício?,  como complementar? Dá tempo?.
Nas próximas postagens vamos abordar o assunto, como:  Planejamento e projeção do benefício da Previdência do Regime geral, análise financeira desse benefício, análise da previdência privada, como projetar uma renda futura (quanto aportar mensalmente para retiradas futuras) e o impacto da redução das taxas de juros nos planos da previdência privada.



Tempo para a aposentadoria

A previdência em 2012: reajustes, tetos e contribuições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.