28/06/2012

Aposentadoria do INSS: Idade mínima e o Fator 85/95

Regra 95 85

Em reunião com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário  (simule o seu). A rodada de negociação clickfoi provocada pela decisão do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana.
Os deputados querem votar o projeto que acaba com o fator previdenciário e institui a regra apelidada de 85/95.  Veja como é a fórmula 85/95:

A fórmula 85/95 será uma alternativa ao fator previdenciário, que representa uma redução de até 40% nas aposentadorias concedidas pelo INSS. A proposta soma a idade do trabalhador com o seu tempo de contribuição.
As mulheres teriam que atingir a soma de 85 e os homens, 95 — se optarem por se aposentar pela integral. No caso do trabalhador do sexo masculino, por exemplo, será preciso ter 35 anos de contribuição e 60 de idade.
Se decidir se aposentar pela proporcional, o trabalhador perderá 2% de seu benefício para cada ano que faltar na soma. Da mesma forma, caso opte por continuar trabalhando, vai receber 2% a mais por cada ano de contribuição extra ao INSS, não podendo ultrapassar 20% ou 10 anos a mais de vida laboral.
A vantagem da fórmula 85/95 é que será possível descartar os 30% menores salários, sendo que hoje só se pode excluir os 20% piores.
A nova fórmula de cálculo não acaba com o fator. O trabalhador terá de fazer a simulação e verificar qual das regras é a melhor.
Em qualquer uma das hipóteses, será preciso cumprir um dos requisitos para a aposentadoria: 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade para mulheres e 35 de contribuição ou 65 de idade para homens.
 
fique por dentro
Cálculo do Salário de Benefício: como é?
Tempo para a Aposentadoria: o que observar?








  

2 comentários:

  1. Será preciso cumprir um dos requisitos para a aposentadoria: 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade para mulheres e 35 de contribuição ou 65 de idade para homens.
    30 anos de contribuição ou 60 anos de idade para mulheres = 90
    35 de contribuição ou 65 de idade para homens = 100
    NÃO SABE SOMARRRRRRRRRRRRRRRR CADE 85/95

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais uma questão de habilidade de interpretação de texto, e nem tanto de aritmética; Conforme escrito, "um dos requisitos" deverá ser preenchido e não os dois. Vejamos: homem com 60 anos e 35 de contribuição = 95 . O fator previdenciário seria de 0,8703 mas, logicamente, você faria uso da regra proposta descartando o fator.

      Excluir

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.