03/10/2014

Solicitar o auxílio doença


Existem duas maneiras para o segurado solicitar o  o auxílio-doença:

  1. Telefonar  gratuitamente para o  135 ou ao custo de uma ligação local se realizada pelo celular, de segunda a sexta, das 7h às 22h
  2. Pela internet clicando no link:  Agendar Auxílio Doença


como solicitar o auxílio doença
O auxílio-doença é um benefício concedido ao segurado empregado impedido de trabalhar, por doença ou acidente, por mais de 15 dias consecutivos. Já para os demais segurados como o  contribuinte individual (empresário, profissionais liberais, trabalhadores por conta própria, entre outros) e empregados domésticos, o INSS paga o benefício a partir do afastamento da atividade.

o Auxílio Doença é um benefício devido ao segurado que estiver incapacitado para o trabalho. Para a concessão do benefício são exigidas qualidade de segurado e, na maioria dos casos, carência.


  • A Renda mensal  é de  91% do salário de benefício a partir da data de início da incapacidade caso você solicite até 30 dias e a partir do requerimento se solicitar após o 30º dia.
  • Você deverá levar todos os exames e relatórios médicos atualizados para o médico perito do INSS que  avaliará se a doença apresentada  o impede de exercer sua atividade. 

Carência - Para ter direito ao auxílio-doença, o segurado tem que contribuir por, no mínimo, 12 meses. No entanto, não é exigido carência quando a incapacidade for causada por acidente ou por algumas doenças, como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, entre outras.