24/02/2015

Previdência estuda mudar aposentadoria para a fórmula 85/95



Mudança na obtenção aposentadoria

Reapareceu a proposta que põe fim ao Fator Previdenciário é a formula 85/95. A fórmula não fixa uma idade mínima para o trabalhador mas mescla a idade e o tempo trabalhado.

A ideia vem para substituir o Fator Previdenciário  criado durante o governo Fernando H. Cardoso, no ano de 1999. A fórmula usada até hoje leva em conta tempo de contribuição, idade ao se aposentar e expectativa de vida. A idade média de aposentadoria atual é de 54 anos.



COMO SERIA O NOVO MODELO:
A Fórmula 85/95 consiste em somar a idade do segurado com o tempo de contribuição para o INSS.

MULHERES 
No caso das mulheres, o resultado teria que ser 85. Ou seja: a cada ano de contribuição e ano de idade acumularia um ponto cada até chegar aos 85 pontos. A aposentadoria do INSS seria integral.

EXEMPLO PARA AS MULHERES
Uma segurada com 31 anos de recolhimentos para o INSS e 54 anos de idade teria os 85 pontos necessários para requerer a aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social. outra hipótese seriam 53 anos de idade e 32 anos de contribuição.

HOJE PARA MULHER 
Atualmente, as mulheres precisam completar 30 anos de contribuição para o INSS e poder se aposentar, independentemente da idade. Mas sofrem a incidência do Fator Previdenciário, que reduz o valor da aposentadoria em até 40% se ela for mais nova.

PARA OS HOMENS 
O raciocínio é o mesmo. Só que no caso deles é preciso completar 95 pontos no total. Ou seja: a cada ano trabalhado e ano de contribuição é feita a soma até atingir 95. O benefício passaria a ser integral para os trabalhadores.

EXEMPLO PARA OS HOMENS
Um segurador com 57 anos de idade e 38 de contribuição atingiria os 95 pontos para se aposentar.

COMO É HOJE 
No caso dos segurados, atualmente, eles precisam contribuir durante 35 anos para o INSS, levando em conta o fator previdenciário no cálculo do benefício.

2 comentários:

  1. Catarino, to com 28 anos e nunca trabalhei com carteira assinada,mas contribuo com a previdencia faz 3 anos.. usando o cod 1406 facultativo aquele de 20% sobre o salario,a duvida é, se eu queira trabalhar com carteira assinada, como é que fica este 3 anos de contribuicao ? ira perder ? para quem trabalha com carteira assinada desconta se 8, 9 ou 11% dependendo do salario,essa gera a duvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você começar a trabalhar com carteira assinada, se tornará segurado empregado e não deverá recolher como facultativo; as contribuições serão descontadas do seu salário. As contribuições realizadas são válidas pois não são concomitantes. As alíquotas descontadas variam conforme a faixa salarial. Consulte o menu Contribuição e GPS imprimir,

      Excluir

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Deixe seu comentário e acrescente idéias e respostas.