21/12/2015

Previdência Social: Reformas para 2016

Reforma 2016 Previdência Social
Nelson Barbosa, novo ministro da Fazenda, enfatizou em conversa com investidores brasileiros e estrangeiros, que o governo mantém foco no ajuste fiscal e no combate à inflação. Também manifestou preocupação  com a Previdência, adiantando que a equipe econômica tem estudado propostas de reforma para o setor que devem ser apresentadas no início de 2016.

Adaptar limites da idade para aposentadoria às mudanças na demografia. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, adiantou que o governo estava discutindo internamente o assunto, defendendo financiamento do sistema por tempo mais prolongado, considerando o maior tempo de expectativa de vida do brasileiro. "Temos de esquecer a figura da pirâmide como representação da demografia brasileira", disse na ocasião.
Das alternativas em estudo, uma tornaria móvel o sistema conhecido como 85/95, soma de idade e tempo de contribuições de mulheres e homens, respectivamente. Também se cogita fixar uma idade mínima, com ajustes periódicos.